sexta-feira, 15 de maio de 2015

O Café Literário - Primeiro Capítulo!

Olá, Jovens Leitores! Tudo certinho com todos? De início não posso deixar de explicar a razão da falta de presença desse blogueiro aqui para com vós; eu estava de férias. Férias do trabalho? Da escola? Não, férias de escrita em blog - um distúrbio trágico!
Entretanto, o que me fez reavaliar meus conceitos foi certo acontecimento que deu às caras no final de abril, e eu não podia deixar de vivê-lo sem trazer a tona para o Um Jovem Leitor
E esta magnifica razão da minha volta foi o Café Literário!


Pois o título já diz muita coisa, não diz? Ah, sim, com toda a certeza! Mas lá vai a explicação do que é/foi este evento de abril:
O Café Literário foi uma ideia criada por um grupo de leitores na cidade de Guaíba, no RS. Consiste em uma junção, um encontro de amadores de livros e escritores de gavetas. Um lugar para conhecer, para ler, escrever e ouvir. O evento em si trás diversas dinâmicas, como leituras de poesias ao ar (temos o nosso próprio palco!), desenhos livres, caça-poesias, troca de livros e desafios poéticos.
E, para participar dessa ultra ideia, há uma única exigência: basta gostar de ler! Claro que assim como você ouvirá boas palavras, você também poderá achar por lá os melhores tipos de bebida. O Café Literário é apoiado pelo Clown Café, o melhor lugar para se encontrar um cappucino, mocaccino ou seja lá qual for o seu gosto por essa bebida, a que mais combina com leitura!

O lugar para essa reunião conta com um ilustre espaço underground, repleto de formas para lhe trazer todo o tipo de inspiração.

Em fim, devo dizer que poder ver por meus próprios olhos que existem tantas pessoas no lugar onde moro que apreciam tanto a literatura quanto eu, foi e está sendo uma bela sensação. E acho que, acima de tudo, O Café Literário trás a maior importância que um escritor pode ter: uma platéia apaixonada. Quem conhece a história de C.S. Lewis e Tolkien, amigos inseparáveis de vida e de escrita, tem noção do quanto um grupo formado por autores é importante para o mundo literário. Lewis e Tolkien participaram de um, eles partilhavam suas histórias e contos uns para os outros, além de dicas e macetes. Pois vejam no que renderam essas reuniões!

A liberdade é o que conta nesse grupo de leitores. Estamos livres para ler uma poesia, um trecho de um livro. Livres para homenagear aquele autor que nos é favorito e livres para ouvir o melhor que as outras pessoas tem a partilhar.
Mas (e fico feliz em escrever isto), esse foi apenas o Primeiro Capítulo desse novo grupo. Nossa segunda reunião está marcada para o dia 26 de maio, próxima terça-feira. Então, você que é do Rio Grande do Sul, sinta-se totalmente convidado a participar do nosso Café Literário!



Um comentário:

  1. Oi Vini, tudo bem?
    Parabéns a todos os participantes do grupo Café Literário, muito bacana juntar pessoas+café+livros+escritas diversão garantida né!?
    Abraço.
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.