terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Part of Books #12: A Fantástica Fábrica de Chocolate


Como estão, Jovens Leitores? Estamos perto do Natal, a data onde todos nós leitores compulsivos esperamos do Papai Noel livros e mais livros de presente! Acredito eu que se você preparou sua cartinha ao Bom Velhinho, a maioria dos itens na lista são obras de diversos autores!

Mas enfim, o Natal ainda não chegou, o que chegou foi o novo post da coluna Part of Books! As citações de hoje não serão de outro livro se não A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl.

"Tudo nessa sala é comestível. Até eu sou comestível, mas isso se chama 'canibalismo', meus queridinhos, e é visto com maus olhos na maioria das sociedades."

Quem é o indivíduo na face da Terra que nunca ouviu falar sobre Charlie e A Fantástica Fábrica de Chocolate? Se há alguém, então eu lamento muito por este ser, pois ele nunca experimentou a sensação de diversão, animação e (não podia faltar) de fome também! Tanto no livro como no filme, ver tamanhas proporções de doces e guloseimas (galera, é chocolate que não acaba mais) acaba nos remetendo a vontade insana de pular para dentro das páginas/telas em busca dessas maravilhas e correr para o abraço!

Sonhei e sonhei forte desde criança em participar daquela inscurção pela melhor fábrica do mundo. Ver cada invento, cada cantinho do lugar e cada Umpa Lumpa também. São as palavras muito bem colocadas de Roald Dahl, autor da história, que nos levam a imaginar esta realidade onde a felicidade está ao abrir de uma barra de chocolate. 

"- Não se esqueça do que aconteceu com o homem que conseguiu tudo com que sempre sonhou. - O que? - Foi feliz para sempre."

A escrita do autor não deixa de ser diretamente ligada para as crianças, porém a ironia e fantasia ali escritas na obra terminam por agradar qualquer um de qualquer idade. Irreverente (e diria também maluco) como Willy Wonka não existe. Toda criança teve sua fase de desejar comer uma barra de chocolate, mas não uma barra qualquer, mas sim uma barra de chocolate Wonka! É por Willy Wonka que o autor nos conduz pela história, isso logo depois de sermos apresentados ao pobre Charlie e sua realidade difícil.

Roald Dahl, de um certo modo, trás esperança. Nos apresenta que até a criança mais pobre pode sonhar e alcançar o que o seu coração deseja. Para aqueles que estão começando a entrar no mundo literário, A Fantástica Fábrica de Chocolate é a escolha perfeita. E se você tiver um filho, ler esta obra para ele(a) na hora de se deitar com certeza é a melhor escolha!

3 comentários:

  1. Não cheguei ainda a ler esse livro, mas pela base do filme que temos, deve ser bem fofo, uma leitura super leve que nos faz viajar longe!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Não Fuja!", vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Amo o filme, foco sonhando com aquele lugar.
    Sou louca pra ler o livro.
    Filme é perfeito <3
    Abraços.

    Literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Vini,

    saudades do seu blog. A Fantástica Fábrica é um filme que eu simplesmente adoro. Infelizmente não li o livro ainda, mas quem sabe eu não procuro num sebo dia desses?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.