segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dicas Literárias #5 - Como ler livros grandes

Buenas, Jovens Leitores! O que acharam desse clima natalino estar invadindo completamente o blog? Na minha opinião, é demais! Quem é que não gosta de, pertinho do Natal, fazer aquele amigo-secreto e ganhar de presente o livro tão desejado? Ponho meu nome nos Jogos Vorazes se alguém disser que não gosta!

Hoje há um outro belo assunto a ser discutido, algo que eu estava com vontade de conversar com vocês desde o início desta coluna literária. Pois, sendo todos nós leitores vorazes, não abrimos mão de uma ótima história só por causa do imenso número de páginas, correto?
Portanto, vamos a questão;
Como ler livros grandes?
Garanto que a maioria de vocês que estão lendo este post já ficaram diante de um livro grande e acabaram por desanimar-se pela exorbitância de páginas de uma só história. Você se vê pensando que não quer começar um livro desta magnitude de tamanho para que não haja o famoso cansaço, o medo de querer esquecer tal história, porque ainda há muito o que ler. Mas não se preocupe, não há algo mais normal que isso!

Serão listadas abaixo dicas essenciais para quando o assunto em questão ser livros grandes.



Primeiro de tudo: aperte o cinto, pois a viagem é longa!
Antes de entrar nesta jornada em busca da finalização de um livro de maior tamanho, vale ter em mente que cada leitor tem o seu próprio jeito. Há os que leem mais depressa e, que mesmo o fazendo, não perdem nenhum detalhe da história, e também os leitores mais 'calmos', aqueles que o tempo é o seu melhor amigo. É de extrema importância que você saiba que cada coisa tem o seu tempo, saber em qual dessas categorias você se encaixa é o básico dos básicos! Não tente correr sua leitura se este não é seu estilo, não há essa necessidade disto só por causa da grossura da obra. O importante é aproveitar ao máximo cada página.

Segundo macete: conheça o seu livro em mãos e o seu gênero.
Acredite quando lhe escrevo: você não chegará nem na metade daquele livro enorme que todos estão comentando se esta obra for de um gênero literário que não combina em nada com você! É muito aconselhável que seja feita a escolha de um livro que tem uma história voltada para aquilo que você já é habituado a ler e também já ama. Escolher um título com um gênero que não chega nem perto dos seus maiores gostos, não ajudará para o encerramento da leitura do livro. Portanto, começar a ler uma saga como Guerra dos Tronos sendo que você tem desgosto por histórias de batalhas e de morte, é algo arriscado.

Terceira tática: se acostume aos poucos!
Outra forma arriscada de se aventurar no mundo dos livros cheinhos é o se jogar de cabeça. Quando você é alguém que costuma ler livros com número de páginas menor e então decide desafiar você mesmo a terminar uma obra grande, o resultado não irá variar muito do fracasso. O mais correto a ser feito é ir lendo em uma escala crescente de livros, do menor ao maior. Uma ótima pedida é uma saga de livros onde a primeira obra é de tamanho menor, e, ao decorrer de toda a história, os livros vão aumentando. Harry Potter é um belo exemplo para ser seguido.
___________________________________________________________________________

É isso, minha gente! Creio eu que essas são as principais dicas para se ler uma história de maior tamanho. Minha leitura do momento é Sob a Redoma, que trás consigo sua cota de 954 páginas, estas dicas não poderiam servir em melhor hora!
E com vocês, leitores? Quais são os seus macetes essenciais para ler livros grandes? Não deixe de expressar sua opinião!

3 comentários:

  1. Oi Vini, tudo bem?

    Para ler um livro grande se deve tomar muito cuidado, principalmente quando a história engloba outra realidade, porque algumas vezes cansa. Entretando, acho que se a história for boa e se você se render a ela, o livro grande se torna pequeno tamanha a sua vontade em devorar a história.

    Por enquanto é isso,
    tchau tchau.

    www.obaucultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas Vinicios. Quando pego um livro grosso, acabo alternando ele com outra leitura. Já li Sob a Redoma e curti bastante, apesar de ter esperado um pouco mais do final. No momento estou lendo It A Coisa com suas mais de mil páginas e acredito que este seja o meu recorde...rs. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, e concordo principalmente com a segunda! O essencial pra conseguir ir até o fim de uma biblia (porque né, uma história de quase mil páginas nao pode ser um livro DDD:) é gostar do gênero, e por isso mesmo eu nem chego perto de Game of thrones. Fico em choque quando vejo amigos comentando que leram isso, ou os livros do SK mesmo, como você tá fazendo, mas tenho certeza que se fosse de um estilo que eu gostasse, leria até o fim e ainda ia querer mais. Espero que você consiga concluir o desafio de sob a redoma, haha. Já assistiu a série? gosto bastante, mas dizem que é super diferente

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O Desafio de Ferro", vem conferir!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.