sábado, 4 de janeiro de 2014

Personagem da Semana #10: Conde Olaf

Hello, readers! Tudo correndo bem neste início de ano novo? Tenho que dizer que tenho uma grande massa de livros para ler e o Desafio de Férias está por aí. Acho que 2014 ganhará como o ano mais corrido, se tratando de literatura. Mas corrido ou não, estamos aqui para ler e nos divertir com isto!
No Personagem da Semana de hoje, trago um ótimo vilão do mundo dos livros, tão perverso quanto estranho.

E hoje o personagem falado será Conde Olaf!

Olaf é mais uma das muito bem criadas criaturas de Lemony Snicket - autor com um excelente estilo cômico-dramático. O vilão está presente em todos os treze volumes da coleção Desventuras em Série à qual faz parte. Se você algum dia precisar provar que é esta pessoa quem está lhe seguindo numa noite escura, diga a policia que o seu seguidor tinha apenas uma sobrancelha e um olho tatuado no tornozelo. É isto o que os jovens Baudelaire precisam fazer em quase todos os livros, fugir e/ou desmascarar o Conde Olaf.

Sempre trajado de diversos disfarces, ele tenta com todas as forças por as mãos na fortuna dos órfãos Baudelaire. Ah, e acreditem: ele fará de tudo para consegui-lá! Nos resta acreditar em Violet, Klaus e Sunny para dar um fim aos inescrupulosos planos do vilão. Lemony Snicket sempre, a cada um dos livros, cria uma trama inteligentíssima e diferente que envolve estes quatro personagens. Sim, é bem verdade que ficamos loucos com as tantas artimanhas que o vilão nos apresenta, mas duvido que alguém realmente o odeie. Olaf consegue trazer um tom de humor para a coleção, juntamente com sua cota de perversidade e seus planos absurdamente insanos.

Além de muito inteligente, o Conde Olaf também influencia muitos outros bandidos. Entre alguns vilões que fazem parte do seu grupo, estão: o careca de nariz comprido, o homem das mãos de gancho, o gordo(a) que não se sabe se é homem ou mulher e as duas mulheres com cara pálida. Ao decorrer dos treze livros, vemos que essa trupi é muito maior, o que só dificulta mais a vida dos nossos queridos órfãos.


Este vilão é um ser malévolo e perspicaz, assassino e insano. Olaf é muito bem retratado com a interpretação de Jim Carrey no filme Desventuras em Série - baseado em "Mau Começo", "A Sala dos Répteis" e "O Lago das Sanguessugas", os três primeiros livros da coleção. Seu lado maluco e engraçado está totalmente visíveis na obra cinematográfica. 
O autor faz questão, durante a leitura, de nos largar peças de um quebra-cabeças que é a história deste personagem. Lemony Snickte é um fã de enigmas, o que torna Desventuras em Série uma aventura muito mais divertida de ser lida. 


3 comentários:

  1. Oi Vini, como vai? Adorei seu post! Concordo em você quando diz que apesar de ser totalmente perverso, não há maneira de odiarmos ele. Ele é um vilão maluco e arranca uma mistura de ódio e diversão em todas desventuras dos irmãos Baudelaire. Jim Carrey caiu muito bem como Olaf no filme, infelizmente não podemos ter esperança de uma continuação, já que todos cresceram. Mas como um bom fã de Lemony, quem sabe uma nova adaptação?

    Abraço!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros, mas já vi ao filme, e gosto muito deste personagem.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Me senti extremamente feliz em saber que o personagem é o Conde Olaf, é o vilão mais desprezível da história dos livros. Eu amo-o, ele é ardiloso e SEMPRE acaba com a festa dos órfãos. Eu li os 13 livros da série no ano de 2013 (coincidência??) e estou sentindo falta dos Baudelaire desafortunados e do Olaf desprezível. É um deses vilões que amo odiar e a atuação do ator no filme foi impecável. Aliás, me sinto tão mal por só ter tido 1 filme...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.