quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dicas Literárias #2: Estante de Livros

Olá, leitores! Como vão? Finalmente estou me dando bem com minha leitura e estou dando uma bela corrida para terminar o livro ainda esta semana. Mais alguém com a leitura atrasada nas férias?
Hoje é quinta-feira, dia das Dicas Literárias!

Nosso tema do dia será muito interessante, pois falaremos dos objetos que guardam nossas maiores preciosidades, nossos amados livros. E o assunto de hoje será nossas queridas - e muito bem cuidadas - estantes! Seja uma estante ou até uma prateleira, qualquer leitor de verdade possuí uma em casa ou ainda almeja por ter alguma em seu quarto repleta das mais variadas coleções.

Seja uma estante caindo por tamanho de livros sobre ela ou uma estante contendo poucas obras, já é algo bonito de se ver e admirar. Sensação boa aquela quando escolhemos um livro dentre tantos outros e o puxamos devagar do seu local de descanso!

Para se admirar também, temos a grande criatividades de alguns leitores em trazer estantes divertidamente originais e, garanto-lhes, cheias de estilo! Vamos ver alguns exemplos:




Mas uma estante pode ter muito estilo assim como também pode ter muita organização. Por acaso, como você arruma a sua estante? Existem diversas formas de uma estante ser organizada, aqui vão as 10 principais e mais usadas pelos leitores:






1. Ordem alfabética por título da obra;
2. Ordem alfabética por sobrenome do autor;
3. Ordem alfabética por editoras;
3. Por cores;
4. Por gêneros;
5. Por tamanho;
6. Cronologicamente;
7. Lidos/Não lidos;
8. Séries/Livros únicos;
9. Por preferência;
10. Boas/Más expectativas.



Provavelmente, o mais importante de tudo quando o papo for estantes/prateleiras de livros, é limpeza. Deixar o local dos nossos livros limpos é essencial, poeira é algo que queremos bem longe! Leitor bom é aquele que sabe tratar bem os seus livros.

E então, como você arruma sua estante? Comente! Não deixe de expressar sua opinião! =)

21 comentários:

  1. Oii Vini!

    Detesto todo e qualquer tipo de rotina, de mesmice.. então, vivo mudando minha estante :P
    Limpo eles toda semana, e aí mudo tudo de lugar.. hehe
    Não deixo em sequências específicas.. vou vendo como vou achando que vai ficar melhor estéticamente, e sempre coloco alguma decoração junto.

    Amei o post!
    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Carol!

      Tô contigo, mudo a organização da minha estante toda hora, principalmente quando vou trocar de leitura. E também não tenho uma ordem, arrumar em ordem alfabética ás vezes causa uma preguiça, não é? :P

      Beijossss!

      Excluir
  2. Essas estantes louconas deixa minha mania de arrumação em crise hahahaha
    Prefiro tudo organizadinho mesmo *O*

    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero achar alguém um dia que tenha essas estantes em casa, Paula! rsrs.
      Beijos! :)

      Excluir
  3. Eu arrumo minha estante sonhando com ela desde o começo do ano passado :(( A estante vai ter que esperar já que minha irmã está lá com o meu cunhado enquanto eles reformam a casa deles! Por enquanto eu estou vendo as coisas já pra criar ela quando voltar ao meu quarto!

    Mas vou organizar por tamanho!

    Abraços, O Novo Cara Igual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter uma estante é um máximo, Dave! Todo leitor almeja uma, não deixe de avisar quando estiver com a sua! :-bd

      Excluir
  4. Oi, Vinicios!
    Adorei o post. Eu arrumo a minha estante por ordem de tamanho.
    Babando com aquela ali do Batman, hahaha!

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey, Vinicios! Fico morrendo de inveja, minha estante é pequena e tem poucos livros (mas são muito amados). Eu arrumo minha estante por ordem alfabética, mas não gosto de separar livros do mesmo autor. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emily! Concordo com você, olhando essas estantes achamos as nossas tão simples, não é? Quem sabe algum dia a coragem apareça e consigamos comprar umas inovadoras como essa? hehe. :7

      Excluir
  6. Nossa, sou doida por uma estante dessas meio malucas... Arrumo minha estante por cor, Vinicios! Fica bem bonitinho.

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma grande vontade ainda em organizar por cor, parece muito legal! Assim que mudar os lugares das obras, vou lembrar disso. :D

      Excluir
  7. VINIIIII!!!

    QUE IRADOOOOO é essa estante do Batman!!!!!!!!!!!! Caracaaaaa!!!! Olha, eu TENTO organizar meus livros em generos e, dentro disto, por autor. Só que agora eu to, pra variar, com pouco espaço para eles, então acaba que fica tudo misturado Meu quarto não tem mais lugar para uma nova estante e minha estante não tem mais lugar para os livros, como faaazzz? HUAHUAHUAHUA

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br
    p.s. chegou o livro ai? Quero só ver se vc vai ganhar o próximo top comentarista tb! To torcendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas estantes são tãoooo <3
      O livro chegou sim, Kel!
      É lindo! Muito obrigado! :)

      Excluir
  8. Adorei as dicas, acho muito linda essa imagem da estante do Batman.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey Vini,

    Ótimas dicas hein, gostei bastante! Cara, eu tive que salvar aquela estante do Batman, simplesmente fantástica, preciso de uma dessa no meu quarto... wow

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem que não olha a foto e não pensa em uma estante dessas no seu próprio quarto?
      :D

      Excluir
  10. Como eu queria ter uma dessas!
    Um dia, quem sabe?
    Amei a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Onde compro essas estantes, amigo??

    Abraços e ótimo tabalho

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.