quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dicas Literárias #1 - Livros de terror

Olá, minha gente! Hoje o UJL estréia uma nova coluna chamada Dicas Literárias! O próprio nome já fala por si, será uma coluna onde haverão dicas de qualquer tipo de coisa, porém relacionada à nossa querida leitura. Então leiam, curtam e discutam! 

Essa foto não ficará por muito tempo, rsrs.
E nosso assunto de hoje será livros com o gênero de terror. Eu, particularmente, não sou um conhecedor desse tema, os livros que li que tratam sobre ele não são em grande quantidade. Mas vale mais qualidade à quantidade, estou certo?

No último mês de outubro, postei aqui no blog sobre os autores que marcaram época com uma escrita de aterrorizar leitores, para ler o conteúdo completo, basta clicar aqui



Mas afinal: porquê é que o gênero terror agrada tanto? Segundo nosso amigo Wiki, o terror ou horror na literatura tem a intenção ou capacidade de atemorilzar ou assustar os seus leitores, através da inclusão de sentimentos de horror e terror. Em suas diversas manifestações, é natural a existência de uma assustadora atmosfera de estranheza. O terror pode ser tanto sobrenatural, como não-sobrenatural. Comumente a central ameaça por trás de uma obra de ficção de terror pode ser interpretada como uma metáfora para os grandes medos da sociedade.

Suar frio e ler o perigo de frente causa uma tensão enorme para os grandes adoradores do gênero. Estar vibrando com o suspense que é produzido pelas palavras assombradas do autor é o que causa mais suspense e, consequentemente, a adoração. Se você ainda não leu obra alguma que envolva a tenção que o terror trás, pode muito bem comparar aos filmes de horror e perguntar-se: "Porque eu gosto disso?"

Monstros, vampiros sanguinários, ou qualquer outro tipo de criatura demoníaca - existem diversos deles no terror-sobrenatural, e só de pensar na existência de algum desses você poderá garantir uma TV ligada à noite, pois será difícil conseguir dormir. Há vários autores que usam e abusam desse gênero, mas arrisco dizer que o melhor dentre eles é o nosso conhecido Stephan King. "O Iluminado" e "A Coisa" fazem parte da sua coleção de muito sucesso.

Lembramos agora das histórias que não envolvem o sobrenatural, mas continuam nos deixando alvoroçados. E aqui não podem faltar exemplos como "Paciente 67" e "O Caso dos Dez Negrinhos". Na minha opinião, este tipo de terror consegue superar o do paragrafo anterior, pois os monstros que existem nas histórias somos nós, os humanos! Ah, aí o bicho pega, não é? Neste instante, o bom a fazer é falar de Edgar Allan Poe, mestre do terror gótico. Personagens bem criados e uma trama impecável, isso é o que mais agrada nos contos do autor.

Para finalizar, quero deixar apenas uma dica de terror-não-sobrenatural para vocês, uma obra que realmente assusta e apavora! 

OS QUATRO FILHOS DO DR. MARCH
de Brigitte Aubert
224 páginas            Editora Agir     
__________________________________________________________________

Um e outro escrevem um diário. Ele é o assassino - e um dos quatro filhos do Dr. March (mas qual deles?). Ela, Jeanie, é uma jovem rapariga que o médico contratou para ajudar a mulher doente nas lides da casa. Um dia, por acaso, ela descobre o diário do assassino. Que fazer? Contar tudo à polícia? Mas vai a polícia acreditar nela, quando a família March goza de uma reputação a toda a prova?

15 comentários:

  1. Amei o post *o* ótimas dicas, não curto muito o gênero mas porque não tentar? :3
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimentar gêneros novos é sempre bom. Vai que surge uma paixão? :)

      Excluir
  2. Curtir demais o post, costumo ler alguns livros do gênero, poucos, mas leio. Me sentir atraido para ler "Os 4 filhs do Dr. March.
    Até mais, e um feliz 2014!
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Quatro Filhos do Dr. March é terrivelmente incrível! hehe. Você vai se surpreender!
      Um ótimo 2014 para você e seu blog. =D7

      Excluir
  3. Olá, Vinicios (: Não sou muito fã desse gênero, porém já li um ou dois livros sobre o mesmo. Gostei da nova coluna, e do seu blog também, haha.
    Beijos,
    Renata.
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata :D
      Fico feliz que tenha aprovado a nova coluna, farei um bom esforço para conseguir postá-la toda quinta-feira. Te desejo um ótimo ano de belas leituras!

      Excluir
  4. Hey Vinicios,

    Super curti o post, afinal tenho um grande fascínio por livros de terror, apesar de que não tive muitas oportunidades em ler. Não é muito fácil encontrar quem empreste ou recomende, mas meus problemas acabaram, pois OS QUATRO FILHOS DO DR. MARCH já está no topo da minha lista, obrigado haha

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Victor!
      Foram poucos os livros que já li de terror também, porém até que me surpreenderam bastante. Para quem já gosta do gênero, sei que Os Quatro Filhos do Dr. March vai impressionar bastante. :-bd

      Excluir
  5. Oi Vini, como vai?

    Adorei a nova coluna e este livro realmente assusta, e é claro, eu amo ele de paixão <33

    Abraço.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lipe! Quem conhece Os Quatro Filhos do Dr. March nunca esquece, não é? hahaha. :D

      Excluir
  6. Oi,

    Adoro ler livros de terror - mas só livros mesmo, filmes de terror eu passo longe. E realmente Stephen King é O cara do terror!
    Mas um livro que me deixou realmente com medo não foi do King, foi de um escritor brasileiro, Ricardo Ragazzo. Ele escreveu 72 Horas para Morrer e, até hoje só de lembrar de algumas mortes eu tenho medo.

    XOXO :*
    http://ogatofeio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns filmes de terror são de meter medo mesmo! Mas tenho que admitir que tenho minhas quedinhas por alguns. Ricardo Ragazzo? 72 Horas para Morrer? Já estou indo lá pesquisar no Skoob! ;)

      Excluir
  7. OMG, I'm sorry, mas eu não consigo ler terror. Sou medrosa demais, nunca nem vi um filme. Basta saber que com um suspense básico eu já me sinto aterrorizada. Assistir PLL então, uma sacrifício! Nem leio King, rsrs. Muito medo, sou medrosa. Mas muito bacana a ideia da coluna, sério!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com seus gostos não, é? Ainda tenho muita vontade de assistir Pretty Little Liars, a história parece bem legal. Tenho que te dizer que sou gamado por um bom suspense, hehehe. :P

      Excluir
  8. Oii Vini! Adooooorei o post ;)
    Eu não li muitos livros do gênero, e há tempos quero começar a ler mais. Muito bom ter umas dicas!

    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.