segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária 2013!

"Adeus ano velho! Feliz ano novo!" Olá, galera! Estamos agora à poucas horas de um novo ano se iniciar, novas metas, novas leituras, novos conhecimentos! E hoje, como é habitual, o post será uma retrospectiva literária dos melhores livros que tive a chance de ler em 2013. Nem preciso dizer o quão foi difícil destacar estas poucas obras entre tantas outras que me surpreenderam este ano, mas ficou pronto! Abaixo, as cinco melhores:



5º lugar:
de Clive Cussler
O governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro. Este assassinara homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhuma pista nem testemunhas. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.
Este ano tive o prazer de iniciar minha primeira leitura de Clive Cussler, um ótimo autor de suspense policial. Nesta obra, ele cria um ambiente de busca implacável contra o bandido assassino e sua narrativa mostra-se espetacular. Com certeza esta foi uma leitura que valeu muito apena, principalmente porque meu amor por livros do gênero é muito grande.



4º lugar:

P.S. EU TE AMO

de Cecelia Ahern
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.
P.S. Eu Te Amo está marcado como o segundo romance que li e o melhor entre todos. Cecelia Ahern, a autora, cria personagens que nos parecem reais. Ela emociona muito o leitor e nos trás uma história linda de superação. Foi uma leitura que me trouxe mais à fundo o gênero romance, o qual lerei mais frequente neste ano que está para dar boas vindas.



3º lugar:

A HOSPEDEIRA
 

de Stephanie Meyer
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prossegues suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.
Stephanie Meyer cria uma realidade muito bem estruturada e bem escrita. A história consegue mexer conosco e também nos surpreende. Melanie e Peg, humana e alma alienígena, são duas personagens incríveis. Pretendo reler ainda nestas férias e me encontrar com essa bela trama.

2º lugar:
MORTE SÚBITA
de J.K. Rowling
Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas e guerra com seus maridos, professores em guerra com  os alunos... Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalizados para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livros para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares.  
Me surpreendi. Eu ri. E eu quase chorei. Sim, Morte Súbita foi uma grande satisfação, mas afinal: é J.K. Rowling! Ler um livro adulto da autora pareceu ser um desafio, porém acabou sendo uma ótima experiência. Encontrei uma história cheia de bons conflitos e intrigas, algo sem igual.


1º lugar:
EM CHAMAS
de Suzanne Collins
Depois do improvável e inusitado resultado dos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador, Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
E o livro de Suzanne Collins ganha o primeiro lugar! Dentre as três obras da trilogia, Em Chamas foi o que mais impactou e chamou atenção. Nele a ação é dobrada e os personagens vão sendo cortados numa velocidade maior do que à do primeiro volume. O ano se tornou mais divertido após ter iniciado a leitura de Collins e não me arrependo de sofrer por cada morte que existe na trama.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

É isso. Muito obrigado por este ano, Jovens Leitores! Que o próximo que se aproxima seja repleto de ótimas leituras, muitos sorrisos e alegrias! Um bom 2014!

5 comentários:

  1. Oi Vini, tudo bem?

    Definitivamente, Morte Súbita entraria no meu Top, mas não no meu Top melhores e sim no meu top PIORES huahuahuahua sério, detestei o livro huahuahuahuahua. Quero aproveitar e te desejar um FELIZ ANO NOVO =) Tudo de bom pra vc e pra toda a sua família.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel!
      Ainda acho uma pena que você não simpatizou com Morte Súbita tanto quanto eu, rsrs.
      Um ótimo novo ano para você também, parceira! Muita felicidade à você e que o Por Uma Boa Leitura esteja rodeado pelo sucesso!

      Beijos!
      :7

      Excluir
  2. Ótimas escolhas para considerar os melhores livros. Também li "A Hospedeira" e assim como voc~e também considerei uma das melhores leituras do ano. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hospedeira é demais mesmo, não é?
      Um feliz 2014!
      Abraço!

      Excluir
  3. Tentei ler Morte Súbita mas achei a leitura meio 'travada'. Mas agora, sem os trabalhos de faculdade, vou tentar de novo. Já ouvi tantos elogios.. hehe

    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.