domingo, 27 de outubro de 2013

Os Primeiros Casos de Poirot por Agatha Christie

OS PRIMEIROS CASOS DE POIROT
de Agatha Christie
320 páginas            Editora L&PM
___________________________________________________
Ainda nos primeiros anos de sua carreira, Hercule Poirot se vê diante de um caso dos mais instigantes: quem matou Lord Cronshaw? Terá sido mera coincidência a morte do Coco Courtenay na mesma noite? E teria ela ingerido deliberadamente uma dose fatal de cocaína?Mal acabara de revelar surpreendentes conclusões, o detetive teve de usar novamente sua capacidade de dedução para solucionar dezessete outros mistérios estonteantes. Com os casos desta coletânea, Poirot afirma sua reputação como a mente mais brilhante das histórias de detetive.

Não há quem não saiba o quanto minha adoração pelos livros de Agatha Christie tem um tamanho exorbitante. Se vasculhar bem, você verá que existem diversas resenhas de livros da autora neste mesmo blog, um livro melhor que o outro. Consequentemente, já que tenho uma afeição pelos livros da Rainha do Crime, também tenho afeto á Hercule Poirot, o melhor dos melhores no quesito em ser um bom detetive! Poirot é um ser nada modesto, tem uma cabeça no formato de um ovo e um bigode que dá grande orgulho á esse detetive belga. Sua forma de solucionar casos é totalmente própria e o mesmo diz que para se chegar a solução de qualquer caso, basta sentar e raciocinar.

É justamente deste personagem que Os Primeiros Casos de Poirot se trata. Na obra encontramos 18 casos diferentes do detetive, todos narrando as suas primeiras aventuras. Em alguns, Poirot conta com seu fiel escudeiro Hastings, o que só torna as páginas mais interessantes. Cada aventura trás um traço de ironia e um esplêndido final, assim como as restantes obras de Christie. Dentre os casos, existem histórias de assassinatos em apartamentos, maldições, roubos, damas em apuros, mortes em expressos e por aí vai! A autora continua com seu modo de narrativa perfeito, início, meio e fim, de forma adequada e equilibrada. A genialidade das conclusões de Christie é o que mais impressiona, e, admito, sempre estou lá para tentar dar o meu palpite referente a solução.

Quem é fã do detetive belga, sabe que Hercule Poirot tem o seu próprio seriado, intitulado Agatha Christie's Poirot, onde vários casos deste mesmo livros são adaptadas para a televisão. Ler os mistérios e logo depois os revê-los na série é uma experiência fantástica, além do mais eles são bem fiéis as páginas dos livros. Assim como no seriado, você também poderá encontrar Poirot desta forma em diversos filmes baseados em outras obras da autora - todos ressaltando o peculiar estilo do detetive.


Por fim, se pudesse mudar uma simples coisa no livro, apenas faria Hastings ter uma maior participação, dando deduções mais certas de vez em quando. Mas, mesmo com a ausência do fiel escudeiro de Poirot em certas partes, o livro continua excepcional. Ler Os Primeiros Casos de Poirot com certeza vale á pena, conhecemos mais sobre o dia-a-dia do detetive ou até as suas peculiaridades.
Abaixo deixo a abertura da série onde Poirot é o protagonista, mas vale ressaltar que o detetive também faz participação no anime Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple.



10 comentários:

  1. Vini, eu amo Agatha Christie! O meu preferido é O caso dos dez negrinhos, porque foi um dos poucos que não consegui desvendar o assassino. Mas acredita que ainda não li esse? Amei sua resenha! Gostei muito de saber que tem seriado e anime, outras paixões minhas. enfim, amei seu blog. Voltarei sempre!!! Bju.
    http://literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br/
    http://viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      O Caso dos Dez Negrinhos é, com certeza absoluta, o melhor dos melhores livros da Rainha do Crime! E duvido que alguém consiga desvendar o final antes das últimas páginas da obra, rsrs.
      Leia também Os Primeiros Casos de Poirot que sei que irá gostar.

      Abraços!
      :)

      Excluir
  2. Acredito que esta tenha sido a melhor resenha que já li em seu blog, afinal une duas grandes figuras que adoro completamente. Poirot é mais que um ícone quando o assunto é investigação, amo esse livro!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Victor! \o/
      Poirot é maior! rsrs.

      :D

      Excluir
  3. Oi, Vinicios! Eu já li muitos, muitos livros da Agatha Christie, mas esse ainda não! hehehe
    Eu adoro o Poirot!! Os livros com ele são sempre os melhores =) E é verdade, o Hastings nunca dá uma dentro, né? hahaha Bem que poderia acertar mais coisas de vez em quando mesmo.

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Então você é mais uma fã do detetive belga com o bigode mais fabuloso deste universo? rsrs. Prazer conhecer você! Que ótimo que você curte os livros da Rainha do Crime!
      Ainda pretendo ler outros livros da autora e, até espero, a participação de Hastings mais frequente. :D

      Abraços!
      Vini.

      Excluir
  4. Oii, Vini!
    Sabe, é por sua causa que eu comecei a ler os livros da Agatha Christie e estou amando cada um deles! Ainda não tive o super privilégio de ler Os Primeiros Casos de Poirot, mas se é uma história que envolve esse detetive eu já estou adorando!
    Sua resenha ficou ótima! Parabéns!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Vit! :-bd
      Mas que ótima notícia, garota! Fico muito feliz em ouvir isso. ^^
      Você irá amar esta obra se também é fã do incrível Hercule Poirot. Espero que leia, aprove e que goste tanto quanto este jovem leitor aqui. \o

      Abração!
      Vini.

      Excluir
    2. Olá, tb sou grande fã da Agatha, e leia Cai o Pano, Hastings tem muita participação nesse livro, o final e surpreendente com certeza.Vale muito a pena ler. Já tenho quase a coleção completa dela.

      Excluir
    3. Cai o Pano é ótimo, Ana!
      Sou apaixonado por ele também!
      :D

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.