sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mês do Terror (literário!)

Olá, leitores! Como estão, animados para o Dia das Crianças? Primeiro de tudo, desejo á todas as crianças leitoras do blog um ótimo dia e que muitos livros venham! Afinal, há presente melhor do que uma boa leitura?
Hoje venho trazer para vocês um post diferenciado; já que estamos em outubro, o Mês do Terror, decidi falar um pouco dos autores que marcaram época com uma escrita de aterrorizar os leitores - seja sobrenatural ou não. Espero que ache aqui o seu autor favorito, caso você seja um fã do estilo terror literário.



Dentre os mais conhecidos autores do gênero, estão:

Anne Rice

É norte-americana, nascida em Orleans no mês de outubro de 1941. Escritora de terror e também de fantasia, Anne Rice teve seus livros traduzidos para inúmeros idiomas e que ainda fazem sucesso nos dias de hoje. Dentre suas melhores obras, destaca-se Entrevista com o Vampiro - livro que logo após virou filme com Tom Cruise no papel principal, o que não agradou Anne. 
Além de ter uma grande afeição em escrever páginas e mais páginas com vampiros protagonistas, a autora também é conhecida por escrever sobre dêmonios, bruxaria e seres da fantasia. Os personagens complexos, atormentados e sensuais são sua maior marca.
Há um tempo atrás, Anne Rice disse o que achava da saga Crepúsculo, criada por Stephanie Meyer. A autora de terror caracterizou várias partes da saga como ridículas, não passando de um simples romance feminino.



Algumas obras de Anne Rice:




Mary Shelley

Mulher inglesa autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens, conhecida principalmente por suas novelas góticas. O amor da autora pela escrita veio desde a infância com seu pai incentivando-a aprender a escrever através de cartas e sua ocupação favorita quando criança era a de escrever histórias.
Dentre as suas melhores obras, a mais conhecida certamente foi a famosa história do monstro Frankestein. Quem é que nunca ouviu falar sobre Victor Frankestein, estudante de ciências naturais, que acaba de criar um monstro em seu próprio laboratório? 
Mary Shelley morreu no ano de 1851 com a suspeita de um tumor cerebral e, no aniversário de sua morte, um ano depois, os Shelleys abriram sua escrivaninha e encontraram mexas de cabelo de seus filhos mortos.





Algumas obras de Mary Shelley:



Bram Stoker

Escritor irlandês mundialmente conhecido nascido no ano de 1847. Não há quem não já tenha ouvido falar sobre suas obras ou criaturas criadas por Bram Stoker, já que foi ele o criador de ninguém mais e ninguém menos que o próprio Conde Drácula. Podemos dizer, certamente, que foi este o ponto de partida para a criação de outros seres que também trazem terror. Sem este autor, não conheceríamos muitas outras obras baseadas nos famosos "sanguessugas-ambulantes".
Bram Stoker tem um próprio estilo gótico clássico que personifica direto para suas estórias. O autor é uma rara combinação entre uma trama extremamente bem construída, personagens fortes e um tema mórbido e fúnebre.
Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker morreu em Londres no ano 1912.




Algumas obras de Bram Stoker:



Stephen King

King é um escritor norte-americano reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes do terror fantástico e ficção. Muitos falam que o que inspirou o autor a começar a escrever obras do gênero terror foi um trágico acidente que Stephen King presenciou ainda criança - um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado por um trem.
O autor tem mais de 350 milhões exemplares de vendidos em mais de 40 países, além de várias obras que foram adaptadas para o cinema, como "A Coisa", "Carrie, A Estranha" e, dentre os maiores sucesso, encontramos "O Iluminado". King também chegou a escrever roteiros de episódios para séries, tendo Under Tthe Dome, uma série americana de suspense, baseada em um de seus livros.
Stephen King sofreu um trágico acidente no ano de 1999 no qual fora atropelado durante uma caminhada, mas se recuperou. Em 2009, o autor criticou a famosa saga Crepúsculo, ficando ainda mais popular e também odiado pelos fãs de Bella & Edward.

Algumas obras de Stephan King:



Edgar Allan Poe

Nascido em Boston no ano de 1809, Edgar Allan Poe foi, além de escritor, poeta, crítico literário e editor. É conhecido no mundo inteiro por suas estórias cheias de mistério e tom macabro de morte e suspense.
A vida do autor está realmente rodeada pela morte. Tempo depois de seu pai abandonar sua família, Poe - ainda jovem - ficou órfão de sua mãe. E, o mais curioso, após ver o corpo falecido da própria mãe, ele achou que ela estava muito mais bonita daquele jeito. A parti dali, o autor começa a incrementar cada vez mais a morte em seus contos sempre ressaltando traços de beleza que á seguem. 
O estilo gótico de Poe fez e faz um sucesso extremo. E, tão misterioso quanto os seus contos, a morte do autor ainda é um certo enigma.


Algumas obras de Edgar Allan Poe:


E então, qual é o seu favorito?

4 comentários:

  1. Não sou fã de nenhum deles, mas sou uma grande admiradora, afinal, quem não conhece esses grandes autores? Estou louca para ler um livro da Anne Rice, espero que eu goste. Beijos!

    www.livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Emily. Todos marcaram história no mundo da literatura.
      Ler todos eles deve ser uma experiência sem igual.

      Beijos! :-bd

      Excluir
  2. Oi Vini! Dessa lista não li apenas Shelley, não por falta de interesse, mas não curto muito a história de Frankestein. As escritas dos demais são ótimas!

    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lipe! Principalmente á de Poe e Stephen King :D
      Abraços!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.