quarta-feira, 11 de setembro de 2013

#TAG; As Patologias Literárias

Olá, Jovens Leitores! Fiquei alguns dias sem postar em razão de que eu estava em um retiro (que foi muito bom, por sinal), mas agora estou de volta e venho trazer uma TAG que nos foi enviada pelo blog Estante dos Sonhos, lá você encontra resenhas diversas e de ótima qualidade!

Diabetes: 
Cite um livro muito doce.
A Fantástica Fábrica de Chocolate - Roald Dahl

Existe um livro mais doce que este? Quem é que nunca sonhou em algum maravilhoso dia provar um dos deliciosos doces Wonka? Roald Dahl nos transporta totalmente para uma época feliz que causa repentinamente saudade de nossa infância onde tudo era animado e doce... extremamente doce, perfeito aos olhos do incrível Sr. Willy Wonka!

Ninguém sabia o que acontecia dentro daquela fábrica chocolate. Havia gente trabalhando nela, é claro, mas ninguém entrava e ninguém saía. Só saim os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica se abriram os cinco felizardos ganhadores do Cupom Dourado - e o mistério se desvendou. O leitor é convidado a conhecer o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias - tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate.

Catapora:
Cite um livro que já leu e não pretende reler.
 Redenção - Lívia Lorena

Redenção é, infelizmente, uma estória que acabou não me agradando. O tema do livro são os vampiros e a rixa que há entre eles. Minha leitura durou muito tempo, mas não desisti porque anda tinha esperanças quanto ao desfecho da obra, a que não causou felicidade ou euforia. Li, mas reler está fora de cogitação.

Ruby é uma moça de vinte e poucos anos que tem um futuro normal com boas expectativas. Vivendo com sua família no coração de São Paulo, ela nunca imaginou que se tornaria o centro de uma gerra que já perdura séculos. Após um incidente comum nos noticiários, ela se vê banhada num mar vermelho sangue que insiste em puxá-la cada vez mais fundo, onde um vazio negro cheio de desejo e ânsia por dor e sofrimento clama por seu nome. Ruby. Ela não sabe como sua vida deu tal guinada, não entende as razões de ter sido jogada em um mundo onde a sede por sangue grita silenciosamente em seu peito, nos momentos em que ela mais desejava estar em paz. Há uma guerra sendo ocultada pelas manchetes de TV. Há muito dinheiro envolvido e poder em hjgo e Ruby percebe que sozinha não tem chances de encontrar as respostas que procura, mesmo que elas estejam dentro dela, fluindo em suas veias. Ela acredita que tudo está perdido, mas quando surge na escuridão Aaron, seu zeloso companheiro, Ruby percebe que mesmo nas mais terríveis situações, existe espaço para a felicidade e para a devoção que só o sangue é capaz de conferir.

Ciclo menstrual: 
Cite um livro que você relê constantemente.
 O Caso dos Dez Negrinhos - Agatha Christie

Na minha opinião, o melhor livro de romance policial que existe e o melhor dentre todos os outros livros da Rainha do Crime. Para os fascinados por suspense, assim como eu, O Caso dos Dez Negrinhos é a escolha certa e será nessa escolha onde você encontrará emoções constantes e um desfecho espetacular - digno de Agatha Christie.

Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitavél, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.

Gripe: 
Cite um livro que se espalhou feito um vírus.
 A Culpa é das Estrelas - John Green

Ainda não tive o prazer de ler alguma obra de John Green, mas atualmente não há leitor que se preste que não conheça A Culpa é das Estrelas. O livro, com certeza, entrou na boca do povo e ouvir comentários sobre ele virou rotina.

A Culpa é das Estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Asma: 
Cite um livro que tirou seu fôlego.
 A Morte Súbita - J.K. Rowling

Tão diferente de Harry Potter, mas tão bom quanto. J.K. Rowling é certamente a pura inovação e é esta mulher quem trás uma estória tão envolvente. Em A Morte Súbita, vemos um grande número de personagens, mas eles são tão bem relacionados que a estória nada se confunde. Rowling novamente me trouxe vários suspiros.

Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas e guerra com seus maridos, professores em guerra com  os alunos... Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalizados para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livros para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares.  

Insônia: 
Cite um livro que tirou seu sono.
 O Fim - Lemony Snicket

O último livro das treze Desventuras em Série. Nele descobri o que um livro pode causar e digo com todo o prazer que Lemony Snicket foi o primeiro autor que me fez chorar e, sim, ele tirou meu sono! Reler esta estória é algo que ainda vou cumprir, porque autor como Snicket não existe.

Mesmo que a vida dos três oferecesse mistério e martírio suficientes para preencher milhares de páginas, Lemony Snicket garante ter chegado à reta final da solene tarefa que lhe ocupou tantos anos de vida. Mas, como sempre, vale o alerta: aqueles que encontram prazer e alegria em outras coisas, que passem ao largo deste livro - pois é bem possível que O fim acabe com a vida do leitor mais suscetível. Mesmo quem enfrentou corajosamente os doze volumes anteriores não irá suportar tanta desgraça, como uma tempestade bravia, uma bebida suspeita, um bando de ovelhas selvagens, uma gaiola de passarinho gigante e ornamentada, e um segredo de fato assustador sobre os pais dos Baudelaire.

Má nutrição: 
Cite um livro que você acha que faltou conteúdo para reflexão.
Fallen - Lauren Kate

Tive bastante ansiedade para começar a ler a série Fallen, mas infelizmente o livro não me despertou um grande interesse. Mas pelo menos posso dizer que as capas estão entre as mais bonitas que já me deparei. Como não se sentir atraído por uma capa ótima como essa?

Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece avaliar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.

Doenças de viagem: 
Cite um livro que te levou pra outra época, outro mundo ou outro lugar.
 As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis

Eu não seria verdadeiro se escolhesse outro livro que não fosse a saga de livros de C.S. Lewis. O  autor nos transborda por muita magia e emoção - além de caracterizar um país incrivelmente maravilhoso e cheio de seres inimagináveis. As Crônicas de Nárnia me levou á outra realidade, ao mundo fantástico de Aslam.

As Crônicas de Nárnia, de CS Lewis, é um dos poucos conjuntos de livros que devem ser lidos três vezes: na infância, idade adulta, e no final da vida. Em resumo, quatro crianças viajar várias vezes para um mundo em que eles são muito mais do que meras crianças e tudo é muito mais do que parece. Ricamente disse, povoada de personagens fascinantes, perfeitamente realizado em detalhe mundo e ritmo do enredo, e profundamente alegórica, a história é infundida por toda parte com as questões eternas do bem e do mal, a fé e a esperança.

É isso, leitores! Hoje vou deixar a TAG á qualquer blogueiro que desejá-la repassar. Não deixe de responder nos comentários os mesmos tópicos caso você não tenha um blog.
Abraços!

8 comentários:

  1. Oi Vii!! Tudo bom querido?? Sua tag ficou linda! Amei!!!!

    Tinha visto na terça a noite, quando cheguei da Beauty Fair, mas eu estava só o pó, agora que estou bem descansada vou deixar um comentário decente! rsrsrs

    Rapaz, adorei o que você fez na edição, de colocar o resumo dos livros. E realmente a Fábrica de Chocolates é um livro docinho! Atualmente estou lendo: Desejos de Chocolate da Trisha Ashley, consegui comprar de uma moça no skoob, e meu Deus! Que livro maravilhoso, tive até que comprar um pedaço de bolo de chocolate para acompanhar a leitura porque a tentação foi enorme! (Sabia que vem até receita de chocolate no final do livro?) rsrs

    Quanto a Agatha Christie, já cansei de ver gente falando dos livros dela, mas ainda não tive a oportunidade nem um grande interesse em ler algum.. (acho que é a capa). Quem sabe um dia eu mude de ideia. Se bem que agora eu tenho que parar de pegar livros, minha estante dos que faltam ler já chegou a uns 120! :( Tenho que tomar vergonha na cara e ler estes primeiro...

    Bom, agora a lista fica em 121 pq desde pequena eu sou louca para ler as Crônicas de Nárnia rsrs Na época que lançou o livro, eu era pequena e custava mais de 100 reais. Sem chances! rsrs

    Grande abraço querido!!! Adoro visitar seu cantinho aqui, sempre cheio de muita magia, alegria e bom conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia! Fico mega feliz que gostou!

      Já li muitos livros doces, mas como A Fantástica Fábrica de Chocolate nunca. Mas que ótimo título esse, "Desejos de Chocolate", o livro deve ser tão bom quanto o título. Ainda pretendo algum dia fazer trocas ou comprar pelo Skoob, mas sempre que vejo aquela promo no Submarino acabo desistindo, rsrs. Receita de chocolate? Hum... Já gostei!

      Os livros da Agatha Christie (s2) realmente não trazem capaz muito lindas, mas posso garantir que o conteúdo é cheio de qualidades e especialidades!

      121 livros em uma lista, fiquei curioso, Lúcia! Nárnia é perfeito e sei como Lewis nos leva a uma realidade totalmente mágica.

      Um grande abraço pra você também, querida!
      :)

      Excluir
  2. Acho bem bacana chegar num blog pela primeira vez e ver uma tag pois assim posso conhecer um pouco mais de quem faz o blog.
    Não conhecia esta tag, gostei bastante.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vini!
    Gostei da TAG e dos livros que você citou.

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Viniii, tudo bem parceiro?

    desculpe o tempinho que fiquei sem vir aqui. Amei essa sua tag, é super original. Com certeza A Culpa é das Estrelas se espalhou como um vicio em mim também. Esse livro é tão lindo que não sai da cabeça, é um vicio mesmo. E bom, A Fantástica Fábrica com certeza seria um livro diabetes huahuahuahua. Não consigo pensar em nenhum outro que se enquadre na categoria tão bem. O Catapora pra mim seria Morte Súbita pq eu detestei TANTO esse livro que eu já até troquei huahuahuahuahua.

    beijos! Vem participar das promos do blog =D
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vinicios, tudo bem? Fiquei encantada com essa TAG e adorei os livros que você citou. Morte Súbita também tirou meu fôlego, é um livro muito bom. Beijos!

    www.livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.