sábado, 3 de agosto de 2013

A Caçada por Clive Cussler


A CAÇADA
de Clive Cussler
384 páginas            Editora Novo Conceito
___________________________________________________

O governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro. Este assassinara homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhuma pista nem testemunhas. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.

Finalmente tenho o prazer de iniciar uma leitura de Clive Cussler — autor americano de romance e aventura policial e um arqueólogo marinho amador. Conhecido por ter livros de muito sucesso vendidos, Cussler é identificado na hora pela sua forma de arrematar muita ação para suas obras junto de tramas muito bem criadas. Como pode ser reparado facilmente, a editora Novo Conceito arrasou com a diagramação de A Caçada; sua capa é marcante e nos faz entrar de cabeça no clima e no ambiente da estória — sendo hoje, a capa mais bonita na minha estante.

Nesta estória de Cussler, a época é o início do século XX e o autor não deixa de passar todos os costumes da época caracterizando meios de transporte ou vestimentas. Em meio á um tempo onde tudo funciona sem o auxilio da tecnologia atual, um terrível assaltante — conhecido pelo povo como "Assaltante Açougueiro" — causa grande terror por onde passa. Seus objetivos tratam-se de roubar grandes bancos e assassinar todos os presentes no local, isso sem deixar pista alguma. O vilão é um ser tanto astuto quanto cruel e o autor deixa isto explicito na sua narrativa que varia entre o detetive e o sociopata. Clive Cussler conseguiu trazer a vida um vilão sem escrúpulos, nada transparente e obcecado pelo desejo de adrenalina e poder.

A Caçada tem como herói principal o detetive Isaac Bell — ser de extrema inteligência, riquesa, elegância, força... e grande talento em poker —, quem arrisca tudo para prender o Assaltante Açougueiro fazendo coisas que qualquer outra pessoa envolvida com a polícia jamais faria. Bell é o tipo de detetive "não me importo de gastar rios de dinheiro se for para o bem da investigação", e sua grande fortuna herdada á tempos atrás realmente acaba trazendo muitos benefícios para o caso. Além de ótimo raciocínio, Isaac é capaz de vencer vários homens em uma luta frente-á-frente usando estratégias rápidas que surgem de repente. Mas, como qualquer pessoa comum, o detetive é humano e também erra (não frequentemente, mas erra) e seu conflito com o assaltante começa a se tornar assunto pessoal.


O escritor trouxe uma caçada inusitada e nunca vista, a disputa entre Bell e o Assaltante Açougueiro é de prender o leitor. Ambos os lados são mostrados e o ponto onde os dois personagens se encontram não demora á chegar. Cada pista, cada informação é importante para Isaac Bell formular a identidade do assassino e a verdadeira caçada se iniciar; um sabendo a identidade do outro; um tentando derrotar o outro.

Clive Cussler tem uma qualidade perfeita para os leitores, o autor tem uma forma de caracterização incrível. Cussler sempre nos informa exatamente o que se passa ao redor da trama assim como o ambiente — e a narrativa é completa e nada entediante (nas primeiras páginas do livro, admito, fiquei até um tanto confuso, mas tudo vai se resolvendo após o próximo capítulo). Em A Caçada temos muita ação e personagens incríveis e sensuais. Para quem curti uma boa leitura policial, Clive Cussler é sim uma ótima pedida.

    

6 comentários:

  1. Já ouvi falar bastante do Clive, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma de suas obras. E desculpe-me por ficar um tempão sem vir aqui, eu estava viajando!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me impressionei bastante com a narrativa do escritor, Victor. Você, assim como eu, deverá gostar. Uma história cheia de ação e inteligência :)

      Abraços!

      Excluir
  2. Que capa linda! Infelizmente me interessei, meu deus, acho melhor eu parar de ler resenhas pro bem do meu bolso, HAHA. Ótima resenha!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, a capa é a mais bonita da minha estante! E, meu Deus, representa tudo do que o livro é - atraente e com ação constante!
      Leia e irá apreciar o livro cada vez mais!

      :D

      Excluir
  3. Nossa a Novo Conceito me mandou alguns marcadores e o deste livro foi o mais bonito de todos. Estou louco para adquirir ele. Se não for muito incomodo, poderia me dizer aonde e quanto pagou nele?

    Abraços, ótima resenha!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Filipe! Sim, A Caçada, assim como o seu marcador, é um livro lindo! Sua capa tem muito estilo e sensualidade.
      Na verdade, não fui eu que comprei o livro, ganhei em um sorteio no blog Livro com Dieta: livrocomdieta.blogspot.com.br , mas acho que o livro deve estar ganhando uma promo no submarino ;)

      Abraços!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.