quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Guia do Mochileiro das Galáxias por Douglas Adams

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
de Douglas Adams
208 páginas            Editora Arqueiro
___________________________________________________

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

A capa adverti: "Não entre em PÂNICO", a Terra só irá ser destruída. O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro da "trilogia de cinco" do escritor Douglas Adams, que consegue trazer muito divertimento com vários toques de aprendizados, ironia e personagens curiosos. O livro conta a história de Arthur Dent que, no início do livro, está enfrentando um trator para que sua casa não seja destruída para a construção de um novo desvio. Arthur então encontra-se com Ford, seu amigo que logo se diz um E.T. e que a Terra está vivendo os seus últimos instantes.

Acho que só se pode entender O Guia do Mochileiro das Galáxias se você mesmo esteja lendo. A maioria das cenas do livro são fora do nosso planeta e ás vezes temos que forçar um pouco nossa mente para entender determinada parte. Uma ótima qualidade do livro é que Douglas Adams sabe mesmo ironizar as coisas para que pareçam um simples acontecimento comum. O autor durante todo o livro só nos faz enxergar o lado engraçado de nosso planeta ser destruído, nunca ressaltando as milhares de mortes que aconteceram com o fato. Todo o ambiente que Adams cria vem com doses fortes de tecnologia e, de praxe, alguns ensinamentos. O primeiro volume abrange não só o assunto da comédia como também a existência de Deus e de como nosso planeta pode ser inofensivo, praticamente inofensivo.  


"- Aqui fala Prostetnic Vogon Jelts, do Conselho de Planejamento do Hiperespaço Galáctico - prosseguiu a voz. - como todos vocês certamente já sabem, os planos para o desenvolvimento das regiões periféricas da Galáxia exigem a construção de uma via expressa hiperespacial que passa pelo seu sistema estelar e infelizmente o se planeta é um dos que terão de ser demolidos. O processo levará pouco menos de dois minutos terrestres. Obrigado."  

Adams cria sua história envolta de vários personagens curiosos. Arthur é um cara que está tentando entender as coisas; Ford, o E.T., é um personagem que não perde a piada mesmo em situações de perigo; Marvin, o meu personagem favorito, é um robô extremamente depressivo. Já que o ambiente principal do livro é o espaço, é claro que também nos deparamos com personagens não terráqueos, mas o autor sabe como não nos confundir durante a leitura.

Toda a coleção trás capítulos bem curtos (variando de 1 à 3 páginas), coisa que acaba não atrapalhando a leitura em nada, isso nos faz ler mais e mais. Douglas Adams sabe ironizar todos os fatos, mesmo que ás vezes enlouqueça sua narrativa. Admito que esperava dar mais risadas com o primeiro volume, mas mesmo assim adorei (e ainda bem que adorei; seria muito frustrante ter comprado a coleção inteira para depois ter achado-a chata). 



14 comentários:

  1. Quero TANTO ler esse livro *-* Na verdade, a série toda. Estou com ele aqui faz uns meses, acho que será minha próxima leitura.
    Adorei a resenha :)

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      A série me parece ser tão boa quanto o primeiro livro. O melhor de tudo é que os livros de Douglas Adams são bem curtinhos, então podemos ler entre uma leitura e outra sem acabar nos confundindo. Aconselho, Adams sabe ironizar um livro.

      Beijos!
      =D7

      Excluir
  2. Até que tenho curiosidade pra ler essa série, os livros são pequenos então deve ser bem rapidinho de ler. Onde você acha que é melhor de comprar? Você comprou no Submarino? O.o
    Fiquei bem curioso!
    Até a próxima!
    Gabriel,
    ;)

    www.letrasdepijamas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gabriel!
      Sim sim, a série de Douglas Adams é para se ler rapidinho. Por ser um livro com capítulos curtos e ironias frequentes, acabamos lendo muito em pouco tempo.
      É, eu comprei toda a coleção pelo Submarino. Estava meio receoso pois é a edição econômica, mas acabei adorando os 5 livros! A coleção está por 30 reais, esse é o link: http://tinyurl.com/lpth5al . Eles vieram em perfeito estado e agora já os namoro á tempo, hehehe.

      Abraços! :)
      Vini - Um Jovem Leitor

      Excluir
  3. Oi, Vini! Li só esse e achei divertido. Bom para passar o tempo... Pretendo continuar :)

    Abraço.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lipe!
      Concordo com você, O primeiro volume é bem divertido e descontraído, uma leitura totalmente descompromissada. Curti bastante a escrita de Douglas Adams.

      Abraço!
      :-bd

      Excluir
  4. Eu não gostei muito desse livro não... Até dei algumas risadas durante a leitura mas no fim, não gostei!

    Theo/Mania de Leitor

    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei que daria mais risadas do que dei, Theo, mas mesmo assim o livro conseguiu me encantar.

      Abraço!
      :)

      Excluir
  5. Achei bem legal o texto ! mas ainda tenho minhas dúvidas quanto a comprá-lo ...
    Beijos - seguindo
    http://pimentaeoutrasdrogas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser compra-lo, compre pelo Submarino.
      Lá a coleção inteira está só por 30 reais, vale a pena. Este é o link: http://tinyurl.com/lpth5al

      Abraços!
      :D

      Excluir
  6. Esse é o único livro da série que tenho, preciso completar logo, afinal não há dúvidas de que é uma ótima escolha, hein! Sem contar que é de ninguém menos que o saudoso Douglas Adams ^^
    E o que você pensa á respeito das manifestações? Adoraria ter a sua opinião em meu blog *)

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor!
      O primeiro volume é demais, agora estou bem curioso para O Restaurante no Fim do Universo, mas acho que deixarei a leitura para um pouco mais tarde. Já virei um fã Douglas Adams :D
      Claro que vou deixar minha opinião por lá, porque né, a muito o que falar!

      Abraços!
      =D7

      Excluir
  7. Eu estou bastante ansiosa para ler essa série, todo mundo fala muito bem dela e eu acho que irei gostar. Espero comprá-lo em breve.

    Beijos.

    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vini!
    Tenho curiosidade em relação a essa série, todo mundo sempre fala tão bem dela, mas tenho minhas duvidas se vou gostar.
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.