sábado, 11 de maio de 2013

# Tag: Quais os seus hábitos de leitura?

Oiee, Jovens Leitores! Como vai o dia de vocês?

Bem, hoje venho aqui repassar a TAG que nos foi enviada pela nossa querida parceira Kel, do Por Uma Boa Leitura. A TAG trás umas perguntas ótimas e vou adorar responder. Percebi que junto a ela não havia nenhum banner ou coisa do tipo, então fiz o meu que está logo abaixo, (não sei fazer boas imagens eu me esforcei!). Os blogs que repassarei a TAG não são obrigados a postar o banner também, apenas se quiserem.


Agora vamos para as perguntas:

Tem o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual sua comida favorita?
Não, geralmente não como enquanto leio. Acho que prefiro me focar na leitura do livro e, se comer alguma coisa, vou acabar por me perder no rumo da história. Mas é claro que há suas exceções, né? (Chocolate).

Qual a sua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Acho que sempre é bom ter um Guaraná bem gelado perto da gente, mas geralmente não sinto muita sede, principalmente enquanto estou em uma leitura que está me prendendo. (Agatha Christie).

Costuma sublinhar uma outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livro é uma ideia abominável?
Não gosto de sublinhar o livro porque acho que isso se torna desnecessário. Geralmente quando quero marcar alguma passagem que gostei ou que quero postar aqui no blog, eu acabo usando um marcador de página ou aquelas mini folhinhas coloridas que também servem pra marcar, sabe? #SemMarcarOLivro.

Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tem um marcador especial ou usa o que tiver à mão (ex. um papel dobrado, etc)? Ou dobra o canto da folha do livro?
Eu sempre procuro usar um marcador de páginas para marcar onde parei de ler, mas quando não tenho um à mão eu uso a orelha do livro (desde que não tenha risco de amassar). Não tenho um marcador favorito; isso porque tenho uma pilha grande deles na minha estante (meu irmão não vê sentido em colecioná-los. Pode?). Ah, e nunca, jamais dobro o canto da folha do livro, sou contra a violência (hihi).

Qual o teu gênero literário favorito: ficção, não-ficção ou ambos?
Sou apaixonado pelos dois. É muito difícil escolher um como favorito porque geralmente estou lendo os dois tipos. Mas ficção boa é ficção bem escrita! (C.S. Lewis).

Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?
Prefiro acabar o capítulo. Claro que pode haver aquela urgência que você tenha que parar a leitura em alguma parte aleatória, por isso sempre tenho um marcador de páginas à mão.

Tem o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?
Não lembro de dúvidas quanto aos significados de palavras durante a leitura, mas, se acontecer, verei o seu significado no dicionário mais próximo. (Klaus Baudelaire).

O que você está lendo no momento?
Estou terminando de ler Queimada, por P.C. Cast e Kristin Cast.

Qual foi o último livro que comprou?
A Hospedeira, por Stephanie Meyer. (Paixão eterna )

Costuma ler um livro de cada vez ou tem o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?
Geralmente leio um livro só, mas sempre que possível tento ter duas leituras ao mesmo tempo, porque vocês conhecem a frase, não é? "Leia dois livros ao mesmo tempo que ao forçar seu celebro a se lembrar do enredo de um e de outro, você amplia espaço para novas memórias".

Tem um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?
Sim, meu quarto, quietinho e silencioso, á qualquer hora do dia. Gosto de ler também em livrarias e bibliotecas, cheiro de livros me agradam muito.

Prefere séries ou histórias únicas?
Ando lendo muitas séries, mas não consigo dizer se as prefiro ou as histórias únicas. No mesmo momento que termino de ler uma série, já estou começando outro livro que não há continuações. Então é impossível escolher um tipo como favorito.

Tem algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?
O Caso dos Des Negrinhos da minha autora favorita Agatha Christie ().

Como organiza a sua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Antes eu costumava organizar por título, depois por autor, mas agora organizo da forma que ficar mais bonito mesmo (hehe).

Blogs á quem indico a TAG: 

16 comentários:

  1. Adorei a tag e também gostei muito de saber mais sobre você, acho que somos muito iguais!
    Beijos,
    Aninha

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da tag. Tenho pavor de comer ou beber perto de livros, nada de amassar, rabiscar, dobrar ou qualquer tipo de tortura kkkk
    Eu tenho dois livros da Agatha Christie aqui em casa, mas ainda não li, vou me arriscar já que você gosta tanto, vai que eu acabo gostando né kkk
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nada se aproxima dos meus livros á não ser eu (nem meu irmão gêmeo rs). Concordo com você; nada de amassar, rabiscar, dobrar ou qualquer tipo de tortura!
      Que bom, leia Agatha Christie que estarei aqui com os dedos cruzados para que você acabe gostando. (;

      Abraço! =D7
      Vini

      Excluir
  3. Oie...

    Tava lendo A Hospedeira mas parei, sei lá, o livro tava legal, mas não tava conseguindo seguir a leitura..Faz tempo que não leio a série da PC Cast HOF, li até livro 4...Acho que comer quando tá lendo é complicado, pq podemos sujar o livro e isso não pode rs...

    Bom FDS!
    Bjs :D
    Ensaios de uma leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Effy!
      Então A Hospedeira não te conquistar, que pena! Sou apaixonado por House of Night e concordo com você, sujar o livro não pooode.
      Bom fim de semana pra você também!

      Abraço! :7
      Vini

      Excluir
  4. Awn, adorei a TAG e as suas respostas. Tomar um Guaraná enquanto lê não é ruim, não. Só tem que tomar MUITO cuidado para não molhar o livro. Assim que eu responder a TAG, te mando o link, querido.

    Beijos,
    livro-apaixonado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAGs criativas sempre são uma ótima pedida, não é? Guaraná com certeza faz parte das minhas paixões, mas é claro que todo o cuidado é necessário para manter nossos livros secos e cheirosos. Ah, quero ver muito suas respostas, parceira!
      Abraço! :)
      Vini

      Excluir
  5. Viniiii

    que feliz vc respondendo a TAG. Pois é, eu acabei não colocando nenhuma imagem pra ela. Mas a sua ficou linda. E SUPER AGATHA, NÉ? huahuahuahuahua. Eu gosto muito de ler no meu quarto tb e de preferencia com a porta fechada. Mas no onibus ou em algum lugar publico, eu consigo me adaptar ao barulho, mas na minha casa, prefiro uma leitura num espaço bem silencioso ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Kel!

      Não podia deixar de responder, né? Fico muito contente que tenha gostado da imagem e com certeza achei SUPER AGATHA, hahaha, acho que Londres faz eu me lembrar dos livros dela. Geralmente leio no quarto quietinho, mas também não me importo se tiver uma música de fundo rolando.

      Abraço!
      Vini
      \m/

      Excluir
  6. Eu também não costumo comer enquanto leio, mas tenho as minhas exce- ções porque ninguém é de ferro, né? xD Muito obrigada pela indicação, Vini! Irei responder O mais rápido possível.

    Beijão!
    Cerveja Amanteigada
    www.thebutterbeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa, quero ver suas respostas, Fê! ;)
      Abraço!

      Excluir
    2. Cara, digitar no celular é uma beleza mesmo. Só agora vi os erros no meu comentário. -.-

      Excluir
    3. Dá nada, quem nunca, né? rsrs.
      :)

      Excluir
  7. Oi, Vini :D
    Seus hábitos são parecidos com os meus: nada de comer, nada de riscar, nada de amassar haha
    Meu último livro comprado foi Faça seu Pedido! Huum, A Hospedeira é um amor mesmo, eu amei aquele livro demais também!
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! \m/
      Legal que somos parecidos!
      Hospedeira sempre será um dos meus favoritos.

      Abraço!
      Vini :7

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.