quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Lago das Sanguessugas por Lemony Snicket

O LAGO DAS SANGUESSUGAS
de Lemony Snicket
192 páginas            Editora Cia.Das Letras
_______________________________________________
Caro leitor, se você não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é possível que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas. Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é possível que se desespere ao ler este livro. Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz essa história de horrores.

Não podia me conter mais e acabei por reler também O Lago das Sanguessugas, o terceiro volume da saga de 13 livros Desventuras em Série. É difícil não querer reler toda essa coleção depois que nos habituamos com a forma magnifica de Lemony Snicket escrever - uma escrita cheia de ironias, suspense e até um certo ponto de tristeza. Ao mesmo tempo que o autor nos faz rir, também consegue nos emocionar. Snicket mistura a história dos órfãos Baudelaire com momentos passados de sua própria vida, tudo com muito humor.

Assim como os dois livros anteriores, este apresenta poucas páginas e uma história cheia de reviravoltas. O autor deixa claro: "Esta é uma história triste, se não tem estômago forte vá ler algo mais calmo como um conto de fadas", a partir daí já é advertido que Violet, Klaus e Sunny nunca terão um momento de extrema felicidade em suas vidas, apenas desventuras, uma atrás da outra. Neste terceiro livro não é diferente, o azar dos órfãos está tão ruim que tenho vontade de me encaixar na história e procurar alguma solução. É nele onde as crianças conhecem a amada tia Josephine - nova tutora dos órfãos - que mostra um terrível medo por tudo! "Não uso o telefone porque ele pode me eletrocutar... Não usem as maçanetas das portas, elas podem se partir em mil pedacinhos e um pode atingir seu olho!". É esta personagem quem trás grande parte do humor.

Os Baudelaire, como sempre, estão fantásticos na forma de resolver problemas rapidamente. Mas assim como os órfãos estão mais espertos, o conde Olaf também está cruel. Ele vem neste terceiro volume com uma maldade maior do que a dos livros anteriores, mas esse não é motivo para odiá-lo por completo. Sou fã do conde e já dei algumas risadas com ele também.
Para quem já sabe como é a escrita de Lemony Snicket com toda a certeza não vai deixar de ler mais esta obra.




15 comentários:

  1. Heyo, Vini!!

    Esse é um dos meus livros preferidos da série. Não sei você, mas, eu acho que um ponto negativo do Lemony é ser bastante repetitivo quanto aos desfechos de cada livro. :/

    Beijão!

    Cerveja Amanteigada
    www.thebutterbeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Fê!
      É, concordo com sua opinião sobre o Snicket, mas acho que essa repetição deixa de ser frequente a partir do 3º livro, porque logo depois a história se torna mais séria. Violet, Klaus e Sunny são meus melhores amigos do mundo da literatura.

      Beijo! =D7
      Vini

      Excluir
  2. Eu ganhei o segundo, mas ainda não li nenhum. Vou comprar o primeiro e se for legal eu compro o restante.
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mylla,
      Sabe, adoro suas visitas aqui no blog :)

      Leia Desventuras em Série sim, Lemony Snicket é um dos melhores autores. Espero que goste! Todos os personagens dos 13 livros são fantásticos.

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Vinícius.
    Eu não li essa série, meu sonho de consumo literário é ter ela na minha estante, e claro poder desfrutar dessa leitura que parece bem bacana.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia.
      Ter todos os treze livros na nossa estante é algo que pode ser mágico.
      Espero que desfrute dessa série logo logo.

      Abraço,
      Vini

      Excluir
  4. Adoro o filme desventuras em série, já li o primeiro e o segundo livro, mas acabei não terminando pois pegava em um biblioteca, quando for reler e terminar acho que vou esperar para comprar o box com os 13 livros!

    Otima resenha, Vinicios.

    :)
    Beijos
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayane. Tudo bem?
      O filme com toda certeza é perfeito, mas pena que juntaram apenas os três primeiros livros para fazer 1 filme só. Ele é bem fiel as obras literárias e sempre assisto-o quando tenho tempo.
      Comprar o box com os 13 livros é o meu sonho *-------*

      Fico alegre que curtiu a resenha!
      Abraço,
      Vini

      Excluir
    2. é eu percebi isso quando eu li o primeiro e o segundo.. .aí eu saquei que eles juntaram, mas faz muito tempo... espero comprar até o ano que vem. :)

      Beijos!

      Excluir
  5. Ei Vini, tudo bem?

    acredita que nunca li Desventuras em Série?? Na verdade, nem sei do que se trata huahuahua #naomemate! huahuahuahua mas agora ja deu pra eu ter uma noção com a sua resenha. Adorei o "Esta é uma história triste, se não tem estômago forte vá ler algo mais calmo como um conto de fadas" Me deixou até curiosa pra saber se eu tenho "estomago" huahuahua

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Kel. Tudo sim e com você?

      Se você não leu, não posso deixar de te indicar. A história é sobre três crianças - Violet, Klaus e Sunny - que perdem seus pais em um incêndio, logo depois são mandados para tutores que não são nada normais.
      Snicket sabe trazer graça para seus livro e, em cada um deles, o autor deixa claro que a história não é algo que termine feliz. "Largar esse livro é o que você pode fazer de melhor" rsrsrs.

      Espero que leia algum dia e descubra a maravilhosa narrativa do autor.
      Abraços!
      Vini =D7

      Excluir
  6. Oi Vini,
    Já li os dois primeiros e é uma história beeeeem triste mesmo, sinto uma pena dos Irmãos Baudelaire :(

    Seguindo teu blog :D

    Adriano Gutemberg - GeraçãoLeitura.com
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano,
      impossível deixar de sentir pena deles. Aqueles três são tão gentis e agradáveis que o que acontece com eles se torna injusto.

      Seguindo os seu de volta. :D

      Excluir
  7. desventuras <3
    cê acredita que eu li o mau começo todinho na livraria? depois comprei pra saciar aquela vontade de TER o livro e li até o terceiro.
    agora vou fazer aniversário e na minha wishlist tá o serraria baixo-astral e eu espero muito ganhar, porque faz tempo que terminei o lago das sanguessugas.

    ainda acho que podia ter sido feito um filme dividindo pelo menos em duas ou três partes a saga inteira. o filme é bonitinho, mas resume demais e poxa, são 13 livros e.e


    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klaus, Sunny e Violet <3
      Claro que acredito! Mau Começo é tão bom - assim como todos os outros treze livros - que temos que ler rapidamente, entramos fundo na narrativa de Lemony Snicket.
      Ótima escolha para sua wishlist, Serraria Baixo-Astral envolve mais mistério do que nunca e, mais uma vez, Snicket mostra o quanto é um ótimo escritor.

      É mesmo, é difícil fazer pelo menos só mais um filmezinho?
      Acho que só ia fazer sucesso...

      Abraços!
      Vini

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.