domingo, 31 de março de 2013

Personagem da Semana #1: Hercule Poirot!

Bom dia/Boa tarde/ Boa noite, Jovens Leitores! Em primeiro lugar eu quero desejar uma ótima Páscoa para todos vocês! Chocolate + livros é uma perfeita combinação!



Hoje venho trazer uma nova coluna para o blog, o Personagem da Semana. A ideia de criar essa coluna me veio lá pelas minhas passagens por blogs, quando o meu recém havia sido criado. Eu encontrei uma coluna parecida , então eu apenas a adaptei. O nome da coluna já diz tudo. Toda semana (se possível) irei deixar aqui a história de personagens marcantes do mundo da literatura.

E hoje o personagem falado será Hercule Poirot!

Hercule Poirot é o detetive belga criado por Agatha Christie. Baixo, calvo e com um bigode bem cuidado, ele tem como companheiro o capitão Hastings. Na hora de resolver os casos, sempre usando seu raciocínio aguçado e falando nas pequeninas células cinzentas do cérebro. Suas manias são o que mais chamam atenção e também que o fazem se destacar entre tantos outros personagens trabalhando no mesmo ramo. Poirot tem como costume pentear seu bigode (e que bigode!) frequentemente, comer mais de um ovo apenas se forem do mesmo tamanho, não é nada modesto e acredita que pode solucionar qualquer caso sentado em sua poltrona sozinho com seus pensamentos. 

O nascimento do personagem belga tem início com uma aposta. Madge, a irmã mais velha de Agatha Christie, apostou que ela nunca seria capaz de escrever um romance policial. Madge tinha escrito contos, antes de se casar, que foram publicados em revistas famosas da época. A ideia começa, de facto, a tomar forma durante a Grande Guerra. Imersa como estava na tradição de Sherlock Holmes, Christie começou a pensar que o seu detetive teria de ter também um amigo que fosse uma espécie de pau-mandado. Depois a escritora lembrou-se dos refugiados belgas. "Porque não havia o meu detetive de ser um belga?" pensou ela.

O detetive ficou tão famoso que ganhou uma matéria capa no jornal inglês The Times além de também ter ganhado o seu próprio seriado. Muitas estórias das aventuras do detetive e do seu fiel escudeiro, Hastings, já foram adaptadas para o cinema.

Hercule Poirot vs Sherlock Holmes

Sempre irei preferir Poirot. Acho-lhe brilhante com todas suas deduções e com sua massa cinzenta. O modo como ele encara o pensamento das pessoas o torna um ótimo detetive e faz como que nos sintamos amigavelmente interessados pelos casos à ponto de nós mesmos tentarmos desvendá-los. Não há como não gostar do seu jeito, do seu intocável bigode.

11 comentários:

  1. Nem acreditei quando vi este post. Eu que li todos os livros da autora, fiquei super feliz em ver este detetive sendo homenageado como personagem da semana. Ele e Hastings são uma dupla sensacional, e quando você cita Holmes, percebo que não consigo escolher entre ambos, gosto dos dois. Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!
      É sério que você já leu todos os os livros da autora? Muito legal! Agatha Christie é minha autora favorita, o jeito como ela espoem o mistério e o suspense é surreal! Hastings é o parceiro ideal para Poirot, ambos se completam. Entre Holmes e Poirot fico com o detetive de Christie, mas não digo que não gosto do Sherlock, ele também é sensacional.
      Um grande abraço!
      :D

      Excluir
  2. Adoro o Poirot, ele é um gênio e saca tudo, pra mim um dos casos mais incríveis foi O Assassinato no Expresso do Oriente, extramente inteligente e bem elaborado. Fã da Agatha aqui o/
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Falou tudo, nada passa despercebido por Hercule Poirot! Assassinato no Expresso do Oriente é um ótimo livro.
      Outro fã da Agatha Christie aqui \o
      Beijos!

      Excluir
  3. seguindo :) parabéns pelo blog .
    http://moove-onn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Vini, tudo bem?

    Feliz Páscoa para você também! Pensei numa coluna parecida para o meu blog, mas ela estaria relacionada a um personagem do livro que eu estivesse lendo! huahuahua. Eu só li dois livros da Agatha, mas eu gosto bastante da escrita misteriosa dela ;)

    um beijo!

    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Kel!
      \m/
      Obrigado o/
      Se você leu Agatha Christie provavelmente deve ter penetrado na teia de mistérios que os livros dele envolvem. A escrita dela é tudo de bom!

      Obrigado pelo recado!
      Abraços!

      Excluir
  5. oi, meu parceiro lindo!
    Por que será que não me surpreende ver como seu personagem da semana o sr. Hercule Poirot?
    Adorei demais essa coluna de personagem da semana!
    Extremamente bem escrita e gostosa de ler, o que já é sua marca registrada.
    :)
    beijos
    Telma - Livro Com Dieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, parceirona! ;)
      É mais do que bom ter parceiros que, além de serem bem unidos, também sabem de cor o gosto literário de cada um. Que bom que gostou da coluna e da escrita, em breve vou falando mais sobre os personagens :-bd

      Um grande abraço, parceira!

      Excluir
  6. a literatura de agatha christie é incrivel e o seu mais famoso personagem Poirot é maravilhoso,eu amoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua forma de escrever e trazer o suspense nos surpreende bastante.
      Não é a toa que ela é chamada de A Rainha do Crime, por criar tantas histórias fascinantes e o detetive mais criativo! Hercule Poirot é sensacional!

      :-bd

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.