segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Gênesis por Bernard Beckett

22224 

Título original: Genesis

Autor (a): Bernard Beckett

Ano de lançamento: 2009

Número de páginas: 176

Gênero: Ficção

Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento - aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da história.

Uma história totalmente diferente. Diferente de um jeito que nos prende ao livro. Não consegui largar Gênesis por mais de uma hora. Ele trás uma coisa nova que nenhum livro antes lido por mim pode trazer desde o modo da sua narração como toda sua história. Se é um livro triste? Um pouco, mas me agradou tremendamente.

Num futuro muito distante, onde a Peste invadiu quase todo o universo, há uma ilha que se abrigam os sobreviventes da doença. Lá, eles tomam precauções drásticas quanto a invasão da Peste; tudo que por lá chega perto é destruído sem piedade alguma, desde barcos a deriva ou pessoas. Mas um homem quebra as regras salvando uma garota. Logo o homem é preso junto a um robô. Essa é um pouco da história que o livro de Bernard Beckett traz. Ela me atraiu de jeito. No início fiquei um pouco receoso ao ler o livro, pois, admito, ele começa um tanto complicado, mas logo vai se desenrolando e melhorando mais e mais.


"Vocês humanos orgulham-se de terem criado o mundo das Ideias, mas nada pode estar mais distante da verdade. A Ideia penetra na mente vinda de fora. Ela muda a mobília de posição para se acomodar com mais conforto. Encontra outras Ideias que ali residem e trava lutas ou forma alianças. [...] E, então, sempre que surge uma oportunidade, a Idea envia suas tropas de choque em busca de outras mentes para infectar. [...]" (pág 11)

Gênesis se trata principalmente em discutir o que realmente significa ser humano. Ele nos traz ideias novas, nos contradiz, nos faz pensar. O personagem Adam Forde e o robô Art são os que discutem o assunto. Um robô com fala é capaz de ter consciência, sentir, pensar? Eles debatem bastante durante o curso da história e isso nos prende fazendo-nos formar opiniões próprias e pessoais. Gênesis  se trata da filosofia entre o que consideramos meros objetos e o que consideramos seres vivos. 

O livro se mostra um pouco diferente dos demais, de uma forma singular, como se fosse um teatro. É a protagonista Anax (Anaximandra) que nos traz isso. Durante todo o livro ela esta fazendo um teste para poder entrar para a Academia, um teste com assunto referente a Adam Forde, morto já á muito tempo. Ela se depara com os três Examinadores que a testam a todo instante enquanto ele conta a história do homem que mudou o rumo da história. Enquanto lemos sua trajetória  vamos entendendo o que é a Academia e a República que é tão citada no livro. Toda essa história me lembra do seriado 3%.

E é claro que eu não poderia deixar de me apaixonar pela capa de Gênesis. Achei-a linda e combina perfeitamente com a história. Irá entender a capa apenas aqueles que chegarem ao final. Esse livro de Bernard Beckett nos surpreende muito no final deixando-nos tristes, pensativos, felizes e tantas outras coisas. Um livro surreal. 

3 comentários:

  1. amei a resenha, esse livro parece ser perfeito, amo livros com esse tema.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei... muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.