domingo, 25 de novembro de 2012

A Fantástica Fábrica de Chocolate por Roald Dahl



22225


Título original: Charlie and the Chocolate Factory.

Autor (a): Roald Dahl

Ano de Lançamento: 1964

Número de páginas: 166

Gênero: Infantil 

Ninguém sabia o que acontecia dentro daquela fábrica chocolate. Havia gente trabalhando nela, é claro, mas ninguém entrava e ninguém saía. Só saim os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica se abriram os cinco felizardos ganhadores do Cupom Dourado - e o mistério se desvendou. O leitor é convidado a conhecer o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias - tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate.

Quem nunca leu ou viu algum filme sobre "A Fantástica Fábrica de Chocolate"? Uma das histórias mais conhecidas do mundo foi minha escolha de leitura. Escolhi lê-lo porque teria que esperar um tempo para poder ler "Escolhida" (que seria minha próxima leitura), então enquanto aguardava decidi terminar esse rapidamente. Ele é um livro curto, mas mesmo assim ganha classificação de "bom".

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" sempre foi aquela história que nos encanta. Quem nunca, após de ver o filme ou ler o livro, ficou com aquela baita vontade de comer chocolate? Mas não um chocolate qualquer, mas sim um chocolate Wonka! Admito que me deliciava olhando o filme com aqueles rios de chocolates, aquele gramado comestível ou até o chiclete-refeição que garantia uma refeição completa apenas com o mastigar da sua boca. Ah sim, eu ficava louco de vontade de provar todas as guloseimas e ainda fico!

Considero o livro com uma qualificação infantil. Acho que esse seria um ótimo livro para aquela pessoa que quer começar a entrar no mundo dos livros, ele é calmo e simples. Esse seria (ou até será, quem sabe?) um dos primeiros livros que apresentarei para meu filho, caso tenha algum. O livro, além de ter poucas páginas, também apresenta várias figuras tornando-o , assim, mais curto do que parece.

Claro que meu personagem favorito da história tinha que ser o magnifico Sr. Wonka. Ele é sempre muito divertido enquanto o livro vai se desenrolando. Gosto bastante do seu jeito irônico. Acho que Jonny Depp desempenhou um papel perfeito como Sr. Wonka na segunda versão do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" onde algumas coisas são acrescentadas na história (nada que piore, é claro).

9 comentários:

  1. Só vi o filme!
    Nem sabia que tinha livro!
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li o filme, e achei super estranho viu, então não leria o livro não...

    Beijinhos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Amanda.
      Mas cada um com seus próprios gostos ;)
      Obrigado pelo recado!
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Vinicios!
    Assistimos o filme em família aqui em casa e adoramos, realmente a vontade de comer chocolate é enorme rsrsrs... O livro deve ser uma ótima introdução ao mundo da fantasia.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis!
      É ótimo juntar a família e assistir um bom filme juntos. Fico feliz de saber que eu não era o único com vontade de atacar uma barra de chocolate depois de assistir o filme rsrs.

      Obrigado pelo recado!
      Abraços!

      Excluir
  4. Eu assisti ao filme, o livro tenho muita vontade ler mas ainda não surgiu a oportunidade.
    Tenho certeza que é uma leitura muito agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito boa sim, Fernanda!
      O livro consegue ser tão bom quanto o filme.
      Obrigado pelo recado!
      Abraços!

      Excluir
  5. Ah, eu tenho esse livro, é meu favoritinho! Meu pai é professor de 1ª série e ele ganhou esse livro de um projeto do governo e me deu há alguns anos atrás. Lembro ainda do dia que eu o li, foi quando fui visitar meu pai na escola que ele trabalha (longe para caramba da minha casa). Li o livro todinho no ônibus.

    Maravilhoso!!! Minha imaginação foi a milhão, como eu queria visitar a fábrica de chocolates, mergulhar em rios de chocolate! Até hoje eu o pego de vez em quando para folhear as páginas, ler um trechinho. Ai volta aquela sensação gostosa de fantasia. Adorável!!!

    Também já assisti o filme, mas acredito que eu fantasiei mais com o livro!

    Grande abraço e boa semana!

    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia. Um grande prazer tê-la por aqui!
      Acho impossível não acabar entrando realmente na história, não é? Tudo nela nos remete a fantasia; aqueles doces,chocolates e tudo mais para facilitar uma cárie, rsrs.

      A Fantástica Fábrica de Chocolate apresenta um traço da nossa infância,quando tudo era mais fácil e desejável. Ah, como é bom ler e sonhar como antigamente... :)

      Abraços e ótimo fim de semana!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.