segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cai o Pano por Agatha Christie

Cai o Pano 22222

Título original: Curtain

Ano de lançamento: 1975

Número de páginas: 203

Gênero: Romance policial 


Hercule Poirot encerra o círculo de sua vida na Grâ-Bretanha. Sabendo que o fim está próximo, muda-se para Styles, tentando solucionar seu último caso, e o mais difícil, no mesmo lugar onde havia resolvido o primeiro. Um dos hóspedes daquela casa sinistra - na qual se respira o ar maligno de um antigo crime - é um assassino em série, diabolicamente inteligente, que matou cinco pessoas e está disposto a continuar. Transformado num pobre inválido, imóvel numa cadeira de rodas, Poirot parece inferiorizado frente a um astucioso e sutil matador, que precisa ser descoberto e também castigado, porque a justiça oficial nunca o condenaria. Poirot cumpre com  o seu duplo propósito e morre, embora sua morte seja apenas aparente, pois os personagens de ficção não desaparecem, e sempre poderemos ler novamente suas aventuras.
Não tenho palavras para descrever o que senti enquanto li o livro, apenas tive uma leve sensação de que esse seria o último livro que eu iria ler de Hercule Poirot, coisa que sei que é impossível, pois não conseguiria viver sem ler mais do perfeito personagem criado pela Rainha do Crime, Agatha Christie.

Não, receio que este não seja o melhor livro de Agatha Christie, pois o melhor livro dela e o melhor livro que já li é O Caso dos Dez Negrinhos, mas admito que é o livro que mais me emocionei. Era triste ler o último caso do magnífico Hercule Poirot, o meu detetive preferido e o melhor entre tantos outros. Enquanto lia, eu me recordava de todos os outros livros que eu já havia lido que o detetive estava envolvido: Cartas na Mesa, Assassinato no Expresso do Oriente, Morte no Nilo, Poirot Perde uma Cliente, Um Gato Entre os Pombos e Os Relógios. E isso me deixou extremamente feliz.

É claro que não seria diferente nesse livro, a magnitude de detalhes que Agatha Christie usa em seus personagens são perfeitos, os seus suspeitos. Admito que não consegui acertar quem era o assassino em Cai o Pano, pois a autora é tão impressionante que surpreende cada vez mais ao decorrer da história.

O livro é narrado pelo Capitão Hastings, amigo e fiel escudeiro de Poirot. É ele que informa Poirot sobre tudo que ocorre em Styles, o hotel onde ambos se hospedam. 

Agatha Christie se supera em suspeitos nesse livro, podemos desconfiar de um determinado personagem em tal parte, mas logo trocamos de ideia após algum acontecimento importante na história. Mas é claro que mesmo com a inteligência exorbitante do assassino, Hercule Poirot consegue resolver o caso nos deixando de queixo caído. É realmente um dos melhores livros.

Hercule Poirot sempre estara gravado em minha mente junto á tantos outros personagens que me marcaram, mas este, é simplesmente o melhor. Nunca irei esquecer suas massas cinzentas.

10 comentários:

  1. Ághata sempre fazendo ótimos livros, mas tem muitos meu, quero só ver quando que vou ler todos, meio dificil. kasokaos

    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aghata é realmente tudo de bom!!!!
    E esse blog??? Esse blog está excelente Vinicios! Adorei a organização e conteúdo!
    beijos
    Telma
    http://livrocomdieta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelos elogios Telma Myrbach! Estou fazendo o máximo para crescer no blog! O seu também apresenta um ótimo template.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinicios, você acredita que eu nunca li nada da Agatha Christie? gente porque eu nunca li nada dessa autora? gostei bastante da sua resenha no entanto quando iniciar a leitura nos livros dela será O caso dos dez negrinhos que é o melhor livros dela na sua opinião ^^
    beijos da Mari

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho certeza que você se apaixonara pelos magníficos livros de Agatha Christie, com certeza O Caso dos Dez Negrinhos é o melhor livro que eu já li. Espero que também leia.
    Abraços! Obrigado pelo elogio ;)

    ResponderExcluir
  7. Amo Agatha Christie e esse livro é uma ótima recomendação! ;)

    Tu tem 15 anos e já tem um blog sobre literatura? Achei o máximo! :D

    Beijão, estou te seguindo pelo GFC para acompanhar os próximos posts, até a próxima. :-*

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. to vendo que tem muito Agatha Christie por aqui hein?

    eu adoro Agatha, foi uma das primeiras autoras que li!!!


    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/


    bjos

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Agatha Christie é a autora que mais aparece por aqui, isso porque amo seus livros
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você! O Caso dos Dez Negrinhos é o melhor da Agatha Christie! Já tentei ler todos os livros dela, mas é quase impossível! São muitos e um melhor que o outro!

    Estou seguindo seu blog! Adorei o conteúdo ^^

    Beijos
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.